top of page

Bruxismo é um hábito parafuncional, ou seja, uma função exercida além da normalidade pelos dentes e musculatura da boca, que realiza movimentos involuntários de ranger e apertar os dentes, provocando uma maior atividade do sistema mastigatório e um contato excessivo entre os dentes. Ele pode causar dores de cabeça frequentes, dores musculares na mandíbula e na face, forte desgaste nos dentes, que podem, literalmente, diminuir de tamanho, destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. Pode também  levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula (desordem da articulação temporomandibular (ATM).

As principais causas são stress, ansiedade, depressão, raiva, medo, frustrações, tensões, distúrbios do sono, dentes mal posicionados, ausência de algum dente, restaurações quebradas ou mal adaptadas, desajuste oclusal (desequilíbrio entre a posição dos dentes).

Tratamento

Os principais objetivos são reduzir a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger ao máximo.

Normalmente o tratamento é multidisciplinar, devido à natureza da causa detectada. Devem ser tratados todos os fatores diagnosticados como importantes no aparecimento do bruxismo. As possibilidades de tratamento são:

* Uso de placa de relaxamento muscular;

* Aparelho ortodôntico para alinhamento e correto posicionamento dos dentes;

* Ajuste oclusal;

* Acupuntura;

* Psicoterapia;

* Diminuição do estresse com tratamento especializado;

* Prescrição de analgésicos, anti-inflamatórios e miorrelaxantes.

Caso você tenha algum sintoma citado e deseja um tratamento individualizado, entre em contato e marque já a sua avaliação.

R. da Bahia, 1148/ Sala 1808- Centro- BH- Tel.: (31) 3646-7001